top of page

Display

O alcance dinâmico destes dispositivos divide-se em dois grupos: Standard Dynamic Range (SDR) e High Dynamic Range (HDR). A principal diferença entre estes dois tipos de alcance foca-se principalmente nos níveis de contraste e de cor.
​
Contraste
​

O contraste refere-se à diferença entre os brilhos máximo e mínimo, sendo que quanto maior esta diferença, maior será o contraste. É um dos fatores mais importantes no que diz respeito à qualidade que uma imagem apresenta. Existem duas componentes a considerar: o nível de brilho máximo e o nível máximo de escuridão, sendo ambos medidos em nits (1 nit = 1cd/m2)

Embora uma TV SDR produza normalmente níveis elevados de brilho máximo (tipicamente 500 nits), não consegue eliminar completamente a luz nas partes escuras do ecrã, apresentando valores na ordem dos 0.05 nits. Por outro lado, uma TV HDR pode exibir os mesmos níveis de brilho de uma TV SDR, mas consegue apresentar níveis de escuridão quase perfeitos (0.0005 nits).

​
Cor
​
Considera-se o segundo aspeto mais importante do HDR. Enquanto que uma TV SDR consegue processar 8 bits de cor, uma TV HDR utiliza 10 bits (HDR10) ou até mesmo 12 bits (Dolby Vision) de profundidade de cor, fazendo com que seja capaz de produzir uma gama de cores ainda maior. Desta forma é possível reduzir as diferenças entre tons e tornar as imagens muito mais realistas.
Comparação entre um display SDR e HDR:
No vídeo seguinte é possível perceber o que é uma HDR  TV  e quais as vantagens desta tecnologia no que diz respeito a qualidade apresentada.
bottom of page